domingo, 19 de novembro de 2017

UM ALUNO CAMUFLADO DE PROFESSOR (mensagem no dia dos professores: 15/out/2017)

UM ALUNO CAMUFLADO DE PROFESSOR

Ainda no ensino fundamental, eu aguardava a sala esvaziar e, sozinho, saia a desfilar o giz no quadro em harmonia com a minha voz, querendo ensinar algo à multidão invisível que enchia a sala. Após terminar a aula, ao sentir que eu havia aprendido mais, pensava que o verdadeiro aluno era eu e que os professores eram os atenciosos ouvintes invisíveis.
Essas sessões de aulas solitárias se repetiram no ensino médio e na faculdade. O destinatário era eu mesmo!
Dei de, por diversão, ministrar aulas particulares de física, matemática e português no início da minha faculdade. Percebi que o aluno não era aquele adolescente que me havia contratado; era eu. O garoto era o professor.
A vida me deu o privilégio de me tornar formalmente professor de Direito. Tenho tido a alegria de progressivamente conhecer mais "alunos" e, por isso, o meu entusiasmo só aumentou ao longo do tempo. Na verdade, o número dos professores multiplicou! Tenho aprendido muito mais!
Hoje, quero, de vez, desmascarar os personagens das salas de aula. Eu sempre fui o aluno, com a camuflagem de professor. E sempre caprichei muito em "dar aula", porque, na verdade, eu sabia que todos vocês que me ouviam na sala com o disfarce de "alunos" haveriam de me ensinar mais na proporção do meu esforço em falar.
Parabéns pelo seu dia! Continuarei com o disfarce, mas irei aprimorar mais e mais, porque tenho muito a aprender com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário